Estou elaborando meu Portfólio de Aprendizagens do ESPEAD, podendo refletir sobre os conhecimentos construídos e vinculando os mesmos com minha prática enquanto tutora à distância do PEAD/UFRGS.
Neste sentido, há uma troca de lugar- de tutora para aluna- exigindo um novo olhar sobre minha função e, ao mesmo tempo, compreendendo melhor sobre as exigências subjacentes ao trabalho acadêmico. Consegui vivenciar mais a pressão de cumprir prazos, realizar atividades reflexivas e colocar tudo isso em dia nos meios, ambientes virtuais. Já sabia que isso não é uma tarefa fácil, pois essas ações estão somadas a demanda de sala de aula, da prática pedagógica e de todo um contexto conturbado que os professores estão vivenciando devido a conjuntura econômica e política de nosso país, em todas as instâncias.
Conseguir desenvolver uma ação reflexiva, ampliar e renovar conhecimentos tem sido uma das consequências desse curso de Especialização. Ter este tempo e espaço para refletir sobre minha ação enquanto tutora, tem sido uma experiência rica e prazerosa, pois indica uma trajetória construída com a ação e interlocução de todos os envolvidos nesse Curso de Graduação a Distância. É uma oportunidade de mudar o modo de pensar e de agir em movimento, em sincronicidade, enquanto ainda temos tempo e possibilidade de aplicar e transformar isso com as professoras-alunas.
Sou professora alfabetizadora há mais de 15 anos e tenho aprendido muito com todos os envolvidos no PEAD: alunos, professores, coordenadores...Enfim, esta experiência como tutora e, agora, como aluna do Pós-graduação, está me formando, modificando meu modo de ver e de pensar minha prática como tutora e como professora alfabetizadora, problematizando e fortalecendo meu papel e função enquanto educadora da Rede Pública de Ensino.
![]() |