APRESENTAÇÃO DE TRABALHO FINAL SOBRE O PRIMEIRO SEMESTRE DE CURSO 2018/2
Este trabalho tratará sobre minha experiência como tutora à distância no período de estágio do PEAD/UFRGS (Curso de Pedagogia à Distância/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estabelecendo relações entre os estudos promovidos pelo ESPEAD/UFRGS (Curso de Especialização em Tutoria e Educação à Distância) e minha prática como tutora. Inicialmente, apresentarei e destacarei aspectos de minha trajetória acadêmica, de minha formação e do meu trabalho como professora da rede pública de ensino de Porto Alegre da qual faço parte há mais de 15 anos.
Sou pedagoga, formada pela UFRGS, com especialização em Alfabetização e em Educação Especial. Durante todo o Curso de Pedagogia, não tive contato direto com a sala de aula, trabalhando somente com bolsista de pesquisa e de extensão na universidade. A prática do estágio era considerada um grande desafio, em função de minha falta de experiência na ação docente.
Meu período de estágio não pode ser considerado uma experiência tranquila, pois foi um desafio repleto de angústias e de dificuldades. Atribuo esse contexto conturbado ao fato de não ter tido nenhum tipo de experiência anterior em sala de aula.
Acredito que a possibilidade de realizar o estágio com a própria turma, ou de já possuir algum contato com a prática, colabora muito para o êxito da ação educativa. No entanto, esse conhecimento prático, essa experiência concreta e diária não garantem uma ação coerente e conectada com os princípios que norteiam o Curso de Pedagogia em questão.
O momento do estágio é extremamente desafiador, no que se refere à relação entre teoria e prática, sendo um período de experimentação, muito significativo e determinante neste sentido. É a finalização de um curso que promoveu muita reflexão, novos questionamentos e aprendizagens e que, de certo modo, exige a transposição desse conhecimento para a prática educativa. Considero importante ressaltar que o curso em questão é voltado para a formação de professores que já estão em sala de aula, que já desenvolveram suas ações com a turma de estágio e que, agora, este exercício da docência será supervisionado e analisado, sendo um período de muito confronto entre o que se aprendeu, o que a prática exige e os conhecimentos construídos durante o Curso de Pedagogia à Distância.
Albuquerque (2006, p. 237), destaca que "[…] no caso do PEAD, o currículo está organizado de modo a aproveitar as experiências docentes, visando contribuir para a reelaboração teórico-científica de tais experiências."
Nesse contexto, a ideia deste trabalho é promover a reflexão acerca dos conteúdos desenvolvidos nas interdisciplinas de Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância, Mediação Pedagógica em Educação a Distância e Tutoria em EAD: Ambientes Digitais e suas Ferramentas no ESPEAD, relacionando estas aprendizagens com minha prática, enquanto tutora à distância de alunas que estão realizando este período singular na formação profissional que é o estágio obrigatório.


Experiência como tutora do PEAD/UFRGS possibilitou:
– Revisitar o Curso de Pedagogia (1999-2003), trabalhar com os meus professores novamente, rever autores, conceitos, atualizar conhecimentos-revisitar meu estágio, minha formação.
- Refletir sobre minha experiência de mais de 15 anos como alfabetizadora – rever aspectos de minha prática pedagógica a partir dos conhecimentos provenientes das interdisciplinas do PEAD.
-Mudar minha perspectiva - ESPEAD promoveu uma troca de lugar – de tutora para aluna: desafio de lidar com leituras, prazos, atividades em diferentes ambientes. Revisão do meu grau de exigência para com as alunas do PEAD.
Exercício da Tutoria permite:
- Revisão e estudo dos conteúdos/org. das interdisciplinas
Albuquerque (2006, p. 237), destaca que "[…] no caso do PEAD, o currículo está organizadode modo a aproveitar as experiências docentes, visando contribuir para a reelaboração teórico-científica de tais experiências."
-Sintonia e entrosamento com o professor da interdisciplina, participação na organização das propostas/atividades
- Atualização sobre o uso das tecnologias, necessidade de aprimoramento; uso de recursos teconológicos não garantem um ensino de qualidade/integrado.
-Tutor deve problematizar e promover situações de reflexão sobre a ação do aluno – quais concepções de ensino e aprendizagem estão subjacentes na sua prática (tutor e aluno)
Como a mediação pedagógica foi realizada? Quais os impasses e/ou desafios percebidos?
- Diálogo, vínculo entre todos envolvidos dando sentido às aprendizagens (trabalho em equipe) – rede de conhecimentos articulada e significativa
- Objetividade na comunicação, relacionamento de troca, de confiança no trabalho/retorno do tutor
- Dificuldades no estágio - questões voltadas para prática /dificuldades por parte das alunas no registro/ produção acadêmica, normas, acesso à informação.
Quais e como os elementos avaliativos estiveram presentes na sua interação e acompanhamento dos alunos?
- Processo avaliativo – vários ambientes virtuais que demonstram a construção, a trajetória e não somente um resultado final, a culminância de um curso
- Acompanhamento individual, consideração de aspectos singulares de funcionamento de cada aluna, retornos enviados, mudanças evidenciadas - Pbworks, Blog, Moodle, etc.Conforme Behenck e Carvalho (2014, p.238), estes intrumentos promovem “[…] uma formação profissional que se constrói, na medida em que vai acontecendo”
Nenhum comentário:
Postar um comentário