
Josele, Isolete e Simone
- Leitura e discussão dos textos:
- ALBUQUERQUE, R. A. Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
- BEHENCK, R. L.; CARVALHO, M. J. Portfólio: gestos de leitura sobre o fazer docente.
- Atividades:
- Em grupos, registrem aqui no PBWorks da ESPEAD excertos dos textos lidos que considerem mais importantes para a discussão sobre a avaliação no PEAD
Sobre BEHENCK, R. L.; CARVALHO, M. J. Portfólio: gestos de leitura sobre o fazer docente.
- "A avaliação necessita servir como mecanismo de retorno ao aluno, como ferramenta utilizada para sintonizar as aprendizagens."p. 171
- "O crescimento individualizado do estudante, suas dificuldades, as formas com que se relacionou com o aprendizado, tudo isso deve ter espaço no processo avaliativo, para que esta não seja visto apenas como caráter classificatório." p.171
- "O tutor é também produtor de conhecimento, como pesquisador, assim, como desempenha um papel de mediador dentro do curso, função docente." p.172
- "O processo avaliativo serve para equalizar as condições iniciais do aluno e da turma, para que ao final do processo, exista um parâmetro de comparação individual do aluno, sendo ele próprio referência para sua avaliação." p.173
- "É necessário desenvolver a capacidade do aluno de sentir-se sujeito do conhecimento, inserindo-os nas normas da comunidade científica." p. 179
- "Considerar o acompanhamento do aluno em relação a pontualidade as postagens das atividades, mesmo que elas excedam um pouco a data." p.179
- "Muitos alunos preocupados com belas palavras não utilizam uma reflexão calcada em suas experiências. Esta situação poderá levar o curso a criar professores com boas argumentações teóricas, mas com práticas pedagógicas arcaicas e pouco reflexivas." p.181
- "A formação deve se iniciar pela valorização de sua trajetória de aprendizagem, como objetivo em si, e não na conclusão do curso." p.181
Sobre ALBUQUERQUE, R. A. Desenvolvimento da aprendizagem e avaliação.
- "Verbalizar um situação supõe um interpretação sobre ela, e por isso, já não se trata mais de uma situação ou fato apenas, mas de um modo de compreendê-la... Essa reflexão pode trazer a tona as divergências que se dão entre as ações e as palavras, fazendo a professora-aluna descobrir, muitas vezes, que "atua segundo teorias e ação diferentes daquelas que professa"(SCHÖN,1995, p.90)" p. 237
- "No caso do PEAD, o currículo está organizado de modo a aproveitar as experiências docentes, visando contribuir para a reelaboração teórico-científica de tais experiências." p.237
- "Isso significa dizer que teoria e prática são inseparáveis no que se refere ao trabalho docente, pois o professor articula à sua ação conhecimentos pessoais." p.239
- "A professora-aluna, a partir da metarreflexão sobre o seu processo de aprendizagem, constrói conhecimento porque faz um retorno sobre si, sobre o seu trabalho, o seu aprender e, desse modo, aprende mais sobre si mesma, aprende a refletir, duvidar, discutir." p.242
- "O portfólio de aprendizagem, assim, se coloca como uma alternativa para o exercício da prática reflexiva, visto que permite aos sujeitos registrarem de modo singular, o seu processo de aprendizagem. Esse trabalho dá ao professor a possibilidade de, pela reflaxão e pelo registro sistemático, teorizar sua prática e, com isso, construir-se enquanto professor. " p.253
- "O Portfólio pode funcionar como um trabalho de formação continuada de professores, de modo que os professores da escola construam juntos, uma rede de aprendizagem, buscando a partir do exercício da prática reflexiva alternativas para solucionar problemas e melhorar a educação." p.254
- Levando em conta o preceito teórico que considera o "professor reflexivo", discutam e respondam a seguinte provocação:
- - Os blogs e os PBWorks de estágio das professoras-alunas do PEAD2 constituem-se como instrumento de avaliação? Justifiquem.
Sim, pois são espaços tecnológicos que permitem o registro da trajetória de cada professora-aluna, tornando-se uma ferramenta que promove a reflexão e a ação a partir desta. Revelam saberes de ordem pessoal e profissional, que vão se aprimorando no decorrer do processo, permitindo que a professora-aluna se sinta sujeito de seu próprio conhecimento. Possibilita também, o acompanhamento das atividades, frequência das postagens e o envolvimento da professora-aluna.
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