Disciplina: Mediação Pedagógica em Educação a Distância
ATIVIDADES JÁ REALIZADAS
JOSELE TRAPP – OUTUBRO DE 2018
A partir da leitura do seguinte texto: Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância:
a) analise ao menos 6 interações suas como tutor(a), identificando-as como "estratégias de problematização e provocação" ou "estratégias de apoio à reconstrução". Poste a análise no seu pbworks da especialização. (prazo: até 13/10)
b) visite o pbworks da/o colega listado logo abaixo do seu e comente a análise realizada por ele. Quais as semelhanças e diferenças em relação às mediações realizadas por você? (prazo: até 20/10).
Realizei um comentário no pbworks da colega Michele e indiquei algumas semelhanças e diferenças em nossas mediações.
Abaixo, serão destacadas análises de interações realizadas com base na leitura do texto:
“Ensaio sobre a teoria dos valores qualitativos em sociologia estática (“sincrônica)” (Piaget, 1973)
ATIVIDADE DIA 27/10
* Dar sequência a atividade anterior, agregando para cada uma das 6 interações analisada a seguinte reflexão: a partir da leitura do texto "dos valores qualitativos em psicologia", analise as trocas realizadas com as professoras-alunas, identificando elementos de coação (imposição de ideias e conceitos sem considerar o que a aluna produziu), egocentrismo (prevalência de ponto de vista individual) ou trocas em equiíbrio (diálogo entre o que foi postado e o seu comentário) (ver ppt da aula).
DESTACAREI ESTA ATIVIDADE EM VERMELHO
a)Abaixo, seguem seis exemplos de interações realizadas com alunas de diferentes interdisciplinas e semestres do curso PEAD /UFRGS.
A primeira intervenção foi realizada com uma aluna que iniciou estágio, trata-se de um comentário sobre a primeira versão do seu projeto a ser desenvolvido em uma turma de Educação Infantil.
ANÁLISE:
Nesta intervenção foram utilizadas estratégias de problematização e provocação e também de apoio à reconstrução da atividade. A escrita articulada com a professora orientadora, a sintonia entre nossas opiniões e colocações fortalece a ideia de um trabalho desenvolvido em equipe, criando uma rede de apoio na elaboração e na execução dos projetos das orientandas em suas turmas de trabalho. Isso se torna perceptível e acredito que enriquece ainda mais a rede de conhecimentos já existentes e a promoção de novos saberes.
O momento do estágio é desafiador na relação entre teoria e prática, sendo muito especial neste sentido. É a finalização de um curso que promoveu muita reflexão e novas aprendizagens e que agora precisa transpor isso para a prática educativa, lembrando que este curso é voltado para professores que já estão em sala de aula, que já desenvolvem suas ações com esta turma e que agora este estágio será supervisionado, sendo um período de avaliação. Modificar e repensar suas ações, seus planejamentos, exige muita flexibilidade e dedicação para a construção de novos saberes, de novas práticas contextualizadas e coerentes com os propósitos do PEAD/UFRGS.
Acredito que estar disponível, demonstrar interesse e retornar às solicitações e questionamentos das alunas é fundamental para que o vínculo entre tutor e aluno se estabeleça e forme esta rede de conhecimento, pois somente o recurso e o acesso à tecnologia não garantem que o ato de ensinar ou que a reflexão tenha êxito, o que faz diferença é a relação estabelecida, a confiança de que sua função como tutor é orientar, acompanhar e promover o desenvolvimento daquele aluno.
Na educação à distância a comunicação, a compreensão do que foi escrito é algo ainda mais delicado e, por esse motivo, vínculo deve ser construído e valorizado por meio de ações, questionamentos e apoio que incentivem e promovam a reflexão dos alunos. O contato presencial pode fortalecer ainda mais este vínculo construído - que precisa se manter em uma relação recíproca de aprendizagem entre os dois lados. Os indícios, resultado desse trabalho são perceptíveis através do retorno dado pelas alunas, em diferentes moldes e contextos, evidenciando todo um o processo de construção de aprendizagens durante determinada interdisciplina ou durante o período de estágio.
ATIVIDADE DIA 27/10
Interação com trocas em equilíbrio, existe um diálogo entre o que foi postado e o meu comentário, além de uma relação de apoio e suporte à aluna estagiária sugerindo materiais relacionados com a temática selecionada pela aluna. Conforme as ideias do texto, há uma escala comum de valores, compartilhando um ponto de vista, sem que o mesmo seja entendido como o único possível. Existe o diálogo, a troca e interação na construção de uma prática de estágio mais articulada com os referenciais e ideias norteadoras do PEAD/UFRGS.
2- A segunda intervenção foi realizada também com uma aluna que iniciou estágio, sendo esta a primeira versão do projeto a ser desenvolvido no estágio.
ANÁLISE
Nesta intervenção problematizei e realizei inúmeros questionamentos visando o enriquecimento das ações semanais programadas para uma turma de Maternal. A aluna estagiária planejou a semana inteira com atividades restritas a um único animal do jardim, como se não existisse outras possibilidades de intervenção e como se não houvesse outros questionamentos realizados por seus alunos que são curiosos, cheios de dúvidas sobre aquilo que vivenciam em casa, no jardim da escola e em sala de aula - que deve ser um espaço promotor de dúvidas e não somente de certezas prontas elaboradas e executadas pelo professor.
ATIVIDADE DIA 27/10
Interação com trocas em equilíbrio, no sentido desta aluna ter mudado seu planejamento em função dessas observações, ela compreendeu o sentido das mesmas e modificou sua prática. No entanto, acredito que, em alguns momentos, minhas colocações, enquanto tutora, podem ter soado como coação, sendo uma escala de valores impostas através de minhas problematizações. No entanto, houve o retorno positivo por parte da aluna e, por esse motivo, acredito que os questionamentos realizados por mim, demonstraram que existem outras possibilidades de trabalho, de ação, criando um diálogo equilibrado entre o conteúdo que foi postado e o meu comentário, além de uma relação de colaboração e suporte à aluna estagiária.
3-ANÁLISE:
Nesta intervenção indico questões pontuais que devem ser revistas e me coloco à disposição para ajudar, sendo uma intervenção de apoio a reconstrução que indica questões estruturais referentes a um trabalho de linguagem que envolvia observação e análise dos estágios de desenvolvimento da mesma.
ATIVIDADE DIA 27/10
Acredito que esta interação é caracterizada como coação, sendo uma escala de valores imposta, pois indico pontualmente o que deve ser melhorado no trabalho apresentado, sendo também egocêntrica no sentido de ocorrer a prevalência de um ponto de vista que estaria correto. Existe um diálogo, de certo modo unilateral, que tem como objetivo melhorar o trabalho da aluna em questão.
4-ANÁLISE:
Trata-se de uma Intervenção questionadora , na qual valorizo a ideia da aluna e questiono pontualmente sobre o objetivo da atividade proposta que havia sido compreendida de outro modo pela aluna em questão.
ATIVIDADE DIA 27/10
Interação com trocas em equilíbrio, existe um diálogo entre o que foi postado pela aluna e o meu comentário, no qual indico o que deve ser realizado, além de uma relação de apoio e suporte à aluna estagiária que dá retorno positivo sobre a intervenção.
5- ANÁLISE:
Intervenção de reconstrução, na qual eu trago elementos da minha prática como aproximação, fortalecimento de vínculo, por meio da identificação. Abordo conceitos da interdisciplina de Matemática para auxiliar o processo de reflexão e identificação dos conceitos em questão.
ATIVIDADE DIA 27/10
ATIVIDADE DIA 27/10
Nesta interação está envolvido a troca de experiências, com sugestões, além de uma relação de apoio e suporte à aluna estagiária que coloca suas próximas ações no planejamento. Existe uma reciprocidade de pensamento entre os interlocutores na qual cada participante adapta sua própria ação.
6-ANÁLISE:
Esta intervenção problematiza questões de estrutura do Pbworks, de organização das ideias no planejamento para facilitar a compreensão de quem lê o mesmo. Ocorre também ideias ligadas à reconstrução, com sugestões de estruturação e de divulgação das ideias construídas pelos alunos para a comunidade.
O projeto está muito bem articulado e envolve o uso de tecnologias para o desenvolvimento da pesquisa e divulgação da mesma. Os alunos estão muito envolvidos, sendo um projeto repleto de possibilidade no que se refere à exploração , ao contato e à funcionalidade do uso das tecnologias para a construção e ampliação de novos conhecimentos através do uso da Internet e de seus recursos.
ATIVIDADE DIA 27/10
Interação com trocas em equilíbrio, existe um diálogo entre o que foi postado e o meu comentário, além de uma relação de apoio e suporte à aluna estagiária que está desenvolvendo um projeto interessante de pesquisa envolvendo o uso de tecnologias e trocas entre os alunos, criando páginas, divulgando resultados de pesquisas para a comunidade escolar, que participa de modo ativo da pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário