MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ATIVIDADE INTERDISCIPLINA DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
JOSELE TRAPP – OUTUBRO DE 2018
A partir da leitura do seguinte texto: Estágio Curricular Online em Curso de Pedagogia a Distância:
a) analise ao menos 6 interações suas como tutor(a), identificando-as como "estratégias de problematização e provocação" ou "estratégias de apoio à reconstrução". Poste a análise no seu pbworks da especialização. (prazo: até 13/10)
Abaixo, seguem seis exemplos de interações realizadas com alunas de diferentes interdisciplinas e semestres do curso PEAD /UFRGS.
A primeira intervenção foi realizada com uma aluna que iniciou estágio, trata-se de um comentário sobre a primeira versão do seu projeto a ser desenvolvido em uma turma de Educação Infantil.
1- JOSELE TRAPP said
at 2:21 pm on Sep 30, 2018
Olá Ana! Em sua introdução vc fala em planejamento, mas não contextualiza sobre o PPA, o que é , como funciona, visa o quê? Em que se diferencia de uma proposta mais "tradicional" qual o papel do professor, do planejamento e do aluno, nesta concepção? Sobre as metas para as 9 semanas acredito que vais ampliar a pesquisa sobre os animais, pois surgirão outras dúvidas, de outros bichos, senti falta de elementos ligados ao corpo, exploração de diferentes espaços da escola, onde os animais vivem, só no jardim? Com o desenvolvimento do projeto essas questões surgirão. Aguardarei o detalhamento do planejamento para esta primeira semana ok? Estou aqui à disposição, ok? Em caso de dúvida, é só entrar em contato, ok? Forte abraço, tutora Josele.
at 6:26 pm on Sep 30, 2018
Reply Delete
Reply Delete
Josele, não tinha concluído o planejamento. Agora sim espero que seja assim! Abraços.
JOSELE TRAPP said
at 7:54 pm on Sep 30, 2018
Reply Delete
Reply Delete
Olá Ana! Por favor, revise o que são conteúdos e o que são metodologias, estratégias, ok? Nos objetivos especificos , reveja sobre a utilidade dos animais. Existe um texto de Carlos Drumond de Andrade que aborda este tema, problematizando esse assunto e enfatizando que os animais existem independentemente de terem função para o humano.
Texto que questiona a atrasada relação escravagista estabelecida entre homem e animais no nosso planeta, através dos olhos e das perguntas ingênuas das crianças.
Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=zMwveNtKu7o
Texto que questiona a atrasada relação escravagista estabelecida entre homem e animais no nosso planeta, através dos olhos e das perguntas ingênuas das crianças.
Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=zMwveNtKu7o
JOSELE TRAPP said
at 8:00 pm on Sep 30, 2018
Reply Delete
Reply Delete
Enviei o texto para o teu email, ok.? da uma lida...é um bom momento para questionar isso com os pequenos tb. Abraços e um ótimo estágio.
alinehernandez@hotmail.com said
at 9:24 pm on Sep 30, 2018
Reply Delete
Reply Delete
Acato as solicitações da Josele.
Abraços
Abraços
JOSELE TRAPP said
at 11:16 pm on Oct 8, 2018
Reply Delete
Reply Delete
Olá Ana! Aguardo a continuação desta tua reflexão com mais detalhes, registros e teorizações destas novas e ricas aprendizagens ocorridas nesta primeira semana. O que mudou na tua prática com a ideia do projeto, como as crianças estão reagindo, o que relatam, como registrou tudo isso? Abraços, Josele
ANÁLISE:
Nesta intervenção foram utilizadas estratégias de problematização e provocação e também de apoio à reconstrução da atividade. A escrita articulada com a professora orientadora, a sintonia entre nossas opiniões e colocações fortalece a ideia de um trabalho desenvolvido em equipe, criando uma rede de apoio na elaboração e na execução dos projetos das orientandas em suas turmas de trabalho. Isso se torna perceptível e acredito que enriquece ainda mais a rede de conhecimentos já existentes e a promoção de novos saberes.
O momento do estágio é desafiador na relação entre teoria e prática, sendo muito especial neste sentido. É a finalização de um curso que promoveu muita reflexão e novas aprendizagens e que agora precisa transpor isso para a prática educativa, lembrando que este curso é voltado para professores que já estão em sala de aula, que já desenvolvem suas ações com esta turma e que agora este estágio será supervisionado, sendo um período de avaliação. Modificar e repensar suas ações, seus planejamentos, exige muita flexibilidade e dedicação para a construção de novos saberes, de novas práticas contextualizadas e coerentes com os propósitos do PEAD/UFRGS.
Acredito que estar disponível, demonstrar interesse e retornar às solicitações e questionamentos das alunas é fundamental para que o vínculo entre tutor e aluno se estabeleça e forme esta rede de conhecimento, pois somente o recurso e o acesso à tecnologia não garantem que o ato de ensinar ou que a reflexão tenha êxito, o que faz diferença é a relação estabelecida, a confiança de que sua função como tutor é orientar, acompanhar e promover o desenvolvimento daquele aluno.
Na educação à distância a comunicação, a compreensão do que foi escrito é algo ainda mais delicado e, por esse motivo, vínculo deve ser construído e valorizado por meio de ações, questionamentos e apoio que incentivem e promovam a reflexão dos alunos. O contato presencial pode fortalecer ainda mais este vínculo construído - que precisa se manter em uma relação recíproca de aprendizagem entre os dois lados. Os indícios, resultado desse trabalho são perceptíveis através do retorno dado pelas alunas, em diferentes moldes e contextos, evidenciando todo um o processo de construção de aprendizagens durante determinada interdisciplina ou durante o período de estágio.
2- A segunda intervenção foi realizada também com uma aluna que iniciou estágio, sendo esta a primeira versão do projeto a ser desenvolvido no estágio.
JOSELE TRAPP said
at 11:21 pm on Oct 8, 2018
at 11:21 pm on Oct 8, 2018
Olá Ana! A semana da criança, como será na tua escola? Pode inserir outras atividades que acontecerão no teu planejamento, ok? Esta semana então só vai falar sobre o tatu bola? Não existe mais nenhum bichinho no jardim? Fique atenta, registre as interrogações dos alunos e tudo que instigar as crianças no jardim.... o projeto não precisa ficar fixo somente nos animais do jardim, podem surgir outros animais (pássaros, sons diferentes, enfim...).. Tua observação é fundamental para enriquecer teu planejamento. É a partir deste olhar investigativo que tu vais buscar elementos para elaborar ações que promovam a aprendizagem dos teus alunos. Aguardarei maiores detalhes neste planejamento, além de uma reflexão mais detalhada e com registros para auxiliar na compreensão da tua prática, ok? Estou à disposição para ajudá-la. Abraços, Josele.
Resposta: ainda sem retorno, por parte da aluna que está elaborando seu planejamento.
ANÁLISE
Nesta intervenção problematizei e realizei inúmeros questionamentos visando o enriquecimento das ações semanais programadas para uma turma de Maternal. A aluna estagiária planejou a semana inteira com atividades restritas a um único animal do jardim, como se não existisse outras possibilidades de intervenção e como se não houvesse outros questionamentos realizados por seus alunos que são curiosos, cheios de dúvidas sobre aquilo que vivenciam em casa, no jardim da escola e em sala de aula - que deve ser um espaço promotor de dúvidas e não somente de certezas prontas elaboradas e executadas pelo professor.
3-Olá Claudia! Teu trabalho está bem articulado, estabelecendo relações interessantes com as experiências que vc tem com seu filho, identificando as diferentes fases do desenvolvimento da linguagem. Solicito que reveja sua escrita (questões de formatação de parágrafo, ortografia, nomes corretos dos autores e as referências bibliograficas utilizadas a serem indicadas no final do trabalho. Aguardo retorno e, se precisar de ajuda, é só entrar em contato. Abraços, tutora Josele.
Cláudia! Tb senti falta da tua identificação no trabalho e de possíveis propostas de ações/atividades que pudessem favorecer o desenvolvimento da linguagem do teu filho. Aguardo retorno, ok? Abraços, Josele
Oi prof, refiz.
Olá Cláudia ! Obrigada pelo retorno e pela melhor estruturação do teu trabalho. Esqueceu de indicar os dados da interdisciplina e o teu nome. Já vou arrumar na tabela, ok? Abraços, Josele.
Resposta da aluna:Postando novamente.
ANÁLISE:
Nesta intervenção indico questões pontuais que devem ser revistas e me coloco à disposição para ajudar, sendo uma intervenção de apoio a reconstrução que indica questões estruturais referentes a um trabalho de linguagem que envolvia observação e análise dos estágios de desenvolvimento da mesma.
4-Olá Denise! Seu livro é interessante, mas não percebi a relação com a temática da aula presencial (cultura indígena, africana). Aguardo teu retorno com outra possibilidade, ok? Abraço, Josele.
Resposta: Agora entendi, pensei que fosse a temática que estava trabalhando em sala de aula. ok. bjos
Tudo ok agora. Abraços, Josele.
ANÁLISE:
Trata-se de uma Intervenção questionadora , na qual valorizo a ideia da aluna e questiono pontualmente sobre o objetivo da atividade proposta que havia sido compreendida de outro modo pela aluna em questão.
5- Re: Alfabetização Matemática
Olá Melissa! Adoro este livro! Trabalhei com ele com meus alunos do primeiro ano. Faltou indicar qual conceito é trabalhado quando abordamos as diferenças entre os objetos, onde cada objeto tem seu lugar definido e invariável.(ordem crescente, decrescente). Aguardo, Josele.
Nessa atividade, trabalhamos com a classificação, a seriação e a quantificação.
Josele, eu gosto muito de trabalhar com a literatura como base para explorar conteúdo da matemática. Semana que vem, vamos explorar o livro “Maria vai com as outras” para trabalhar a tabuada do 4.
ANÁLISE:
Intervenção de reconstrução, na qual eu trago elementos da minha prática como aproximação, fortalecimento de vínculo, por meio da identificação. Abordo conceitos da interdisciplina de Matemática para auxiliar o processo de reflexão e identificação dos conceitos em questão.
at 5:18 pm on Sep 26, 2018Reply Delete
Martina, você já começou o estágio nessa semana? Descrever com mais detalhes as práticas que desenvolvem a meta 1 do PPA. Pense que seus leitores (avaliadores do PEAD, por exemplo) não sabem como funciona essa pedagogia de projetos e nós (Josele e eu) temos que entender o contexto das práticas pedagógicas. O texto está bom, mas ainda inicial, deve ser mais descritivo e explicativo.
O tema escravidão pode ser problematizado, usar escravização (situando o lado do opressor na ação de escravizar). Acredito que muitas aprendizagens virão e muitos saberes serão compartilhados e construídos. Revisite o banco de materiais da interdisciplina de QER e os vídeos, podem auxiliar muito na etapa do Plano de Ação.Abraços.
O tema escravidão pode ser problematizado, usar escravização (situando o lado do opressor na ação de escravizar). Acredito que muitas aprendizagens virão e muitos saberes serão compartilhados e construídos. Revisite o banco de materiais da interdisciplina de QER e os vídeos, podem auxiliar muito na etapa do Plano de Ação.Abraços.
Martina Benitez said
at 12:04 am on Sep 27, 2018Reply Delete
Olá Prof.!Sim, iniciei o estágio esta semana. Estas foram as atividades que realizei com eles sobre a meta 1 enquanto registrava na lousa digital, coloquei para não perder e para levar na nossa reunião. Ainda estaremos terminando a Meta 1 desta semana construindo os painéis e separando as certezas e dúvidas por grupos.
Estarei criando um pbworks da turma para o projeto onde registraremos todos os passos do PA.
No final da semana irei organizar melhor toda a reflexão desta semana.
E arrumei o planejamento semanal.
Muito interessante a reflexão sobre a escravização e a escravidão. Li este texto: https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf e gostei muito das reflexões, estarei levando este debate para os alunos.
Obrigada Prof.!
Abraços
Estarei criando um pbworks da turma para o projeto onde registraremos todos os passos do PA.
No final da semana irei organizar melhor toda a reflexão desta semana.
E arrumei o planejamento semanal.
Muito interessante a reflexão sobre a escravização e a escravidão. Li este texto: https://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/HARKOT_DE_LA_TAILLE_ELIZABETH.pdf e gostei muito das reflexões, estarei levando este debate para os alunos.
Obrigada Prof.!
Abraços
JOSELE TRAPP said
at 5:38 pm on Sep 30, 2018Reply Delete
Olá Martina! Li a tua segunda versão do planejamento e ela contempla várias das solicitações da profa Aline. Sobre os detalhes da tua prática, acredito que a criação desta página irá facilitar nossa compreensão sobre as ações desenvolvidas com a turma. No entanto, elas devem estar mais detalhadas, descritas e contextualizadas no planejamento, ok? Acho interessante detalhar os dias da semana tb. Abraços, em caso de dúvida, é só entrar em contato, ok? Tutora Josele.
at 6:51 pm on Sep 30, 2018Reply Delete
Martina, conforme indicações da Josele e minhas, descreva com mais detalhes as ações pedagógicas realizadas. Entendi que o registro postado foi sendo feito em aula com a lousa digital e parabenizo-a pelo uso dessa ferramenta. A ideia de ter um PBWorks para a turma é muito boa. Siga em frente estás com muita clareza sobre as etapas do estágio e o Projeto de Aprendizagem começa a ganhar forma, a partir das inquietações da turma!!!
Martina Benitez said
at 7:12 pm on Sep 30, 2018Reply Delete
Olá prof., Josele!
Fiz algumas alterações, colocando dias das semanas, detalhando mais as atividades e coloquei o tipo de conteúdo em cada um. Qualquer coisa altero novamente.
Muito obrigada!
Fiz algumas alterações, colocando dias das semanas, detalhando mais as atividades e coloquei o tipo de conteúdo em cada um. Qualquer coisa altero novamente.
Muito obrigada!
JOSELE TRAPP said
at 8:08 pm on Sep 30, 2018Reply Delete
Olá Martina! Gostei muito do projeto, já consegui ver a maravilha da página desenvolvida com a participação dos alunos. Parabéns!. Logo responderei na página para que os alunos leiam e possam interagir com a gente tb. Dar sentido e funcionalidade à pesquisa realizada por eles é fundamental, importante divulgar este espaço para a comunidade escolar tb. Abraços, Josele.
Martina Benitez said
at 8:22 pm on Sep 30, 2018Reply Delete
Olá Josele!
Ótimas ideias!!!! Vou compartilhar com meus colegas de escola para que possa ser vista por todos.
Muito Obrigada!
Ótimas ideias!!!! Vou compartilhar com meus colegas de escola para que possa ser vista por todos.
Muito Obrigada!
at 10:39 pm on Sep 30, 2018Reply Delete
Reflexão excelente, recupera as narrativas dos alunos, traz problematizações sobre a complexidade de trabalhar com projeto de aprendizagem e apresenta os próximos passos integrados às práticas realizadas. Parabéns! E destaco ainda a busca por materiais e pessoas que possam ir à escola para aprofundar o tema e ampliar a teia de aprendizagens que começa a ser tecida.Abraços.
Martina Benitez said
at 7:07 pm on Oct 2, 2018Reply Delete
Olá prof., Josele!Muito obrigada por tudo!!
Beijos
Beijos
JOSELE TRAPP said
at 5:20 pm on Oct 9, 2018Reply Delete
Parabéns pelo trabalho Martina! Tudo muito organizado e empolgante, utilizando as tecnologias e aproveitando os interesses dos alunos. Abraços, Josele.
Martina Benitez said
at 8:23 am on Oct 10, 2018Reply Delete
Oiii Josele!!
Muito obrigada!
Tem sido muito empolgante e emocionante nosso Projeto!
Muito obrigada!
Tem sido muito empolgante e emocionante nosso Projeto!
ANÁLISE:
Esta intervenção problematiza questões de estrutura do Pbworks, de organização das ideias no planejamento para facilitar a compreensão de quem lê o mesmo. Ocorre também ideias ligadas à reconstrução, com sugestões de estruturação e de divulgação das ideias construídas pelos alunos para a comunidade.
O projeto está muito bem articulado e envolve o uso de tecnologias para o desenvolvimento da pesquisa e divulgação da mesma. Os alunos estão muito envolvidos, sendo um projeto repleto de possibilidade no que se refere à exploração , ao contato e à funcionalidade do uso das tecnologias para a construção e ampliação de novos conhecimentos através do uso da Internet e de seus recursos.
b) visite o pbworks da/o colega listado logo abaixo do seu e comente a análise realizada por ele. Quais as semelhanças e diferenças em relação às mediações realizadas por você? (prazo: até 20/10).
Realizei um comentário no pbworks da colega Michele e indiquei algumas semelhanças e diferenças em nossas mediações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário