quarta-feira, 3 de outubro de 2018


Curso de Pós-graduação: Tutoria EAD - Ambientes Virtuais e Mediação Pedagógica 


          O pressuposto fundamental que orienta esta proposta de formação de tutores para educação a distância é o de que esta deva se caracterizar como um processo autônomo, com características próprias, diferenciadas de qualquer outro curso de especialização em tutoria à distância. A Proposta Pedagógica do curso é fundamentada no desenvolvimento de projetos de aprendizagem para a formação de tutores/orientadores com vistas a sua atuação na Educação a Distância voltada à formação de professores em exercício.

          Entendemos que o ponto de partida para a formação do profissional em tutoria em educação à distância, nas diferentes etapas, é a compreensão da dinâmica social e da rede de relações que a cria e sustenta, assim como do espaço que nela ocupa a própria educação. Isto significa compreender - e, portanto, ser capaz de explicitar através da prática em tutoria - o próprio processo de construção da vida humana que não é distinto daquele de transformação do mundo do trabalho. Tal formação implica o desenvolvimento permanente e continuado da pessoa como ser cultural e político, num processo de construção de conhecimentos e da própria identidade profissional. Daí a importância e a necessidade de serem oferecidos aos tutores programas consistentes, atualizados e inovadores a fim de que se estabeleça um processo dialógico entre o professor responsável pela disciplina do curso à distância e o tutor que orienta os alunos.
         A exigência desse processo contínuo de desenvolvimento justifica-se plenamente pela simples consideração das circunstâncias que determinam a vida social de hoje e das perspectivas discerníveis para o próximo século, das quais destacam-se:

  1. A reestruturação do mundo do ensino da graduação, em especial o da graduação à distância, decorrente do constante avanço tecnológico e o consequente aumento das exigências de qualificação profissional demarcada especialmente pela capacidade de rápidas adaptações às inovações;
  2. O crescimento igualmente acelerado dos conhecimentos científicos postos à disposição da sociedade e as rápidas mudanças culturais que ocorrem nas artes, na comunicação e na cultura em geral.

      Por fim, gostaríamos de ressaltar a natureza deste Projeto que, ao propor-se como um Curso de especialização para qualificar as ações em tutoria à distância, viabilizado numa perspectiva de educação continuada e, como tal, não pode perder de vista o patamar histórico, político, social e cultural em que o tutor em educação à distância se insere. Esta dimensão emerge do entendimento de que o ensino é práxis social, resultante das interações e construções do conhecimento no sentido de permitir aos sujeitos envolvidos neste processo refletirem sobre a própria cultura e os contextos sociais a que pertencem. Este é um Projeto que se fundamenta também na experiência da prática cotidiana já exercida pelos professores que atuam como tutores do Curso de Graduação Licenciatura em Pedagogia - Modalidade a Distância, desenvolvido pela Faculdade de Educação = UFRGS

Interdisciplinas oferecidas no 2º semestre de 2018

Avaliação da Aprendizagem em Educação a Distância

 Mediação Pedagógica em Educação a Distância


Tutoria em EAD: Ambientes Digitais e suas Ferramentas

Nenhum comentário:

Postar um comentário